quinta-feira, 16 de julho de 2009

Eu tive uma LUZ!!!

Existem várias frases carismáticas com que se indentifica ou classifica uma pessoa, um objecto,etc. Neste caso iremos falar de uma frase que se tornou imagem de marca de um iluminado designado "PROFETA".
Esta célebre frase é uma das que acompanha o "Profeta" desde a sua origem. Ela está ligada a enúmeras situações e acontecimentos passados.
Poderemos considerar que a ciência da profecia desta frase tem um elevado grau de acertividade, e é considerada por muitos tão certa como o defecar de joelhos e sujar as pernas todas. A sua acertividade é de tal modo coerente que chega ao ponto de enúmerar os minutos a que decorrerão os acontecimentos.
Poderei contar muitíssimos episódios em que esta célebre frase esteve presente, relacionados com variadíssimos assuntos e temas, mas apenas aqueles que já tiveram a sorte de estar presentes aquando da aparição da Luz do Profeta merecem assimilar esse conhecimento.
O grupo que costuma acompanhar o Profeta, Discípulos do Profeta, já presenciaram várias vezes a frase dita pela voz deste: "Eu tive uma Luz!!!". E é então que todos, sem excepção ouvem as palavras sábias do mesmo, juntando-se em seu redor.

Existe um local em que esse grupo ao longo dos tempos acompanhou batalhas travadas por essa grande instituição que é o Sport Lisboa e Benfica. Nesse local o Profeta marcava a sua presença de forma invulgar, invergando indumentária a condizer com as cores desse grandioso clube. Com lugar cativo, um camarote digno de um presidente, o Profeta e seus discípulos vibravam intensamente durante os 90 longos minutos dos desafios, até pelo meio aquele que é tema de variadas luzes do profeta, o grande benfiquista, Simão Sabrosa (Simãozinho para o "Profeta") agarrava na bola e se ouvia: "Eu tive uma Luz!!!", de seguida ocorria o golo do maior clube do mundo, e enquanto todos festejavamos o Profeta ia dizendo:"Eu já sabia...".


Este foi apenas um dos exemplos de temas em que o Profeta teve uma Luz, e se comprovou que se trata de uma ciência mais exacta do que a de cuspir para o ar ser apanhado.

Saudações Benfiquistas,


IRON - o Profeta

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mitos Urbanos



A origem do mito urbano vem dos tempos longínquos em que os homens acreditavam em seres sobrenaturais para ofuscar os seus medos e fobias generalizadas.

Existem variadíssimos mitos urbanos conhecidos. Desde os crocodilos nos esgotos da "Big Apple"(Nova Iorque), passandos pelas ratazanas nas masmorras do Convento de Mafra, até ao famoso Big Foot nas encostas dos Alpes, entre outros.

Os mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis. Mas nem todos os mitos têm esse propósito explicativo. Em comum, a maioria dos mitos envolvem uma força sobrenatural ou uma divinidade, mas alguns são apenas lendas passadas oralmente de geração em geração.
Figuras mitológicas são proeminentes na maioria das religiões e a maior parte das mitologias estão atadas a pelo menos uma religião. Alguns usam a palavra mito e mitologia para desacreditar as histórias de uma ou mais religiões.

Muitas das lendas urbanas, como a dos lobisomens, dos vampiros ou do mais contemporâneo “chupa-cabras”, poderiam enquadrar-se neste esquema. É claro que os mitos urbanos recriados, por curiosidade e diversão nem sempre têm a ver com a profundidade do inconsciente, e sim, em muitos casos, com a inconsciência de repetir sem pensar qualquer coisa que nos contam.

(O mito urbano acontece em uma dimensão paralela, em que até o improvável é considerado verossímil. É muito difícil rastrear a origem destas lendas. Algumas delas provavelmente foram inventadas com algum propósito, e a maioria são histórias que se repetem com tanto convencimento que a teoria acaba ganhando adeptos.)

Todo este paleio serviu para vos explicar a origem de um dos mais recentes mitos urbanos portalegrenses - a "IRONCONDA".


Foi num consultório de um urulogista em Portalegre que surgiu, após um diagnóstico simples, a célebre frase várias vezes referenciada nas bocas de alguns elementos pertencentes ao grupo que acompanha o profeta: "Sim ,senhora!!! Belo instrumento!...". A partir daí esta frase tornou-se famosa pois ficou associada á presença de um mito urbano, a famosa "IRONCONDA".


Cobiçada por uns, sinónimo de fobia de outros, este mito passou a existir no quotidiano portalegrense pois, em cada deslocação, tanto em território terrestre como aquático, ele é variadíssimas vezes citado. Existiu um episódio caricato um torneio de futsal na localidade de Monforte em que o referido grupo participou. Decorria a terceira parte de um jogo, a parte em que todos tomavam o seu banho com toda a traquilidade, até que se ouviu uma voz: "Destó!!Quem é que se pendurou daí??!", de pronto se ouviu a resposta: "Ninguém, apenas não tenho frio! E acho que é a medida ideal, 16/4. Existem alguns que têm uma panela de pressão tão grande para um apito tão pequeno!".

Desde esse dia e após vários episódios épicos entre eles:

- Festas de aniversários;

- Idas á piscina, barragens, cascatas,etc.;

- Eventos nocturnos;

- Concursos de pesca;

- Concertos;

- Dormitórios de grupo;

- Noites em geral e bubedeiras em particular;


,o mais recente mito urbano foi presença.


Conhecido por todos como a "IRONCONDA"!!!

O célebre mito, trata-se de isso mesmo, um mito. Mas ao contrário de muitos outros mitos inventadados este tem um ponta de vários centímetros de verdade. :)



IRON - o "PROFETA"

domingo, 5 de julho de 2009

Era uma vez um profeta...

Era uma vez um profeta...

Num certo dia, em que um caro amigo teve na sua mão aquilo o que chamamos o passaporte para a liberdade,vários elementos composeram um grupo.

Este grupo tinha por intenção deslocar-se ordeiramente para uma localidade chamada Fronteira,a bordo de um bólide com lotação para 5 pessoas.Houve um elemento que apenas esteve presente em espirito,pois todos os presentes se lembraram dele mas ninguém o trouxe.Existiu a hipótese que este estivesse retido na bagageira do carro, e vai daí ligámos-lhe para o telemóvel. Por acaso tinha mais do que um nome igual na minha lista do telemóvel, e atendeu-me um antigo colega meu,e perguntei:

"Então Tavarico,tás na mala?",e a que responderam pronto:

"Não, tou deitado.Vou trabalhar agora!"

Depois deste equívico eu percebi que era melhor apenas telefonar a alguém em caso de urgência.

Tudo passou,...,vimos todo o terreno, ex-namoradas :), pessoas embriagadas, raparigas bonitas, e fomos ao espaço de diversão(tenda de circo - discoteca).

Era o 1ºdia de carta do condutor.

Para celebrar tal faceta, como é obvio, fomos usufruír do néctar dos nossos deuses(Cerveja,Beer,Bier,μπύρα,bière,пиво,etc).Nesse bólide se transportaram alguns dos elementos responsáveis pelo nascimento de uma personagem, "O PROFETA",até á citada localidade.

Decorria um evento intitulado "24 Horas de Fronteira", mas nós estivemos em todo o lado menos no evento. Passámos por Estremoz, numa festa da revista NorteAlentejo,e etc,""...

Aquando da viagem de volta á tão nossa amada cidade, Portalegre, eu, apoiando exemplarmente o novato condutor, faço um zapping nas estações de rádio e encontro a Antena1.Eram 7 e picos da madrugada e estava no ar um programa sobre religião. Eu, chegado á frente no banco do morto, para estar com atenção e ver melhor a estrada, ouvi!... :

-Fui para o Bangladeshe espalhar a fé e orar a todos a voz do Senhor!!!

Foi o ínicio de tudo...Pois continuámos a ouvir o orador durante toda a viagem, quando todos os presentes pediam para não serem mais massacrados com a palavra do Senhor,enquanto eu assimilava ideias e vontades para uma nova faceta até aí escondida de todos, e até de mim próprio,

"IRON - O Profeta"