segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mitos Urbanos



A origem do mito urbano vem dos tempos longínquos em que os homens acreditavam em seres sobrenaturais para ofuscar os seus medos e fobias generalizadas.

Existem variadíssimos mitos urbanos conhecidos. Desde os crocodilos nos esgotos da "Big Apple"(Nova Iorque), passandos pelas ratazanas nas masmorras do Convento de Mafra, até ao famoso Big Foot nas encostas dos Alpes, entre outros.

Os mitos são, geralmente, histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo, a criação do mundo, fenômenos naturais e qualquer outra coisa a que explicações simples não são atribuíveis. Mas nem todos os mitos têm esse propósito explicativo. Em comum, a maioria dos mitos envolvem uma força sobrenatural ou uma divinidade, mas alguns são apenas lendas passadas oralmente de geração em geração.
Figuras mitológicas são proeminentes na maioria das religiões e a maior parte das mitologias estão atadas a pelo menos uma religião. Alguns usam a palavra mito e mitologia para desacreditar as histórias de uma ou mais religiões.

Muitas das lendas urbanas, como a dos lobisomens, dos vampiros ou do mais contemporâneo “chupa-cabras”, poderiam enquadrar-se neste esquema. É claro que os mitos urbanos recriados, por curiosidade e diversão nem sempre têm a ver com a profundidade do inconsciente, e sim, em muitos casos, com a inconsciência de repetir sem pensar qualquer coisa que nos contam.

(O mito urbano acontece em uma dimensão paralela, em que até o improvável é considerado verossímil. É muito difícil rastrear a origem destas lendas. Algumas delas provavelmente foram inventadas com algum propósito, e a maioria são histórias que se repetem com tanto convencimento que a teoria acaba ganhando adeptos.)

Todo este paleio serviu para vos explicar a origem de um dos mais recentes mitos urbanos portalegrenses - a "IRONCONDA".


Foi num consultório de um urulogista em Portalegre que surgiu, após um diagnóstico simples, a célebre frase várias vezes referenciada nas bocas de alguns elementos pertencentes ao grupo que acompanha o profeta: "Sim ,senhora!!! Belo instrumento!...". A partir daí esta frase tornou-se famosa pois ficou associada á presença de um mito urbano, a famosa "IRONCONDA".


Cobiçada por uns, sinónimo de fobia de outros, este mito passou a existir no quotidiano portalegrense pois, em cada deslocação, tanto em território terrestre como aquático, ele é variadíssimas vezes citado. Existiu um episódio caricato um torneio de futsal na localidade de Monforte em que o referido grupo participou. Decorria a terceira parte de um jogo, a parte em que todos tomavam o seu banho com toda a traquilidade, até que se ouviu uma voz: "Destó!!Quem é que se pendurou daí??!", de pronto se ouviu a resposta: "Ninguém, apenas não tenho frio! E acho que é a medida ideal, 16/4. Existem alguns que têm uma panela de pressão tão grande para um apito tão pequeno!".

Desde esse dia e após vários episódios épicos entre eles:

- Festas de aniversários;

- Idas á piscina, barragens, cascatas,etc.;

- Eventos nocturnos;

- Concursos de pesca;

- Concertos;

- Dormitórios de grupo;

- Noites em geral e bubedeiras em particular;


,o mais recente mito urbano foi presença.


Conhecido por todos como a "IRONCONDA"!!!

O célebre mito, trata-se de isso mesmo, um mito. Mas ao contrário de muitos outros mitos inventadados este tem um ponta de vários centímetros de verdade. :)



IRON - o "PROFETA"

1 comentário: